Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Artistas de rua

   Um "louco",passando a mão lentamente pelo ar, fingindo estar preso em uma caixa sem haver nada em volta dele, e você se pergunta "quem é esse cara?!"
    Este é um dos adeptos da profissão mais acessível que existe: os artistas de rua, aqueles que preferem o público na calçada, conseguindo atenção ou não e ganhando algumas moedas ao passar com o famoso chapéu ou não tendo para quem o passar.

 


   Muitos chamam de esmola, mas para os artistas o dinheiro pode ser tratado como uma medalha, um trófeu, um ingresso vendido ou até um Oscar. O que pode depender do músico, humorista, malabarista, mímico ou qualquer função que se pode exercer naquele pequeno espaço reservado em seus palcos improvisados no meio da rua, fazendo o trabalhador estressado largar seu fardo e sorrir em poucos minutos ou até segundos em que a simplicidade os atrai. 


  
    Diversos artistas como este possuem um emprego fixo e tem esta atividade paralela apenas por puro prazer ou para ganhar algum dinheiro extra. Quando nos vemos parados oservando a alguma apresentação urbana como a mostrada no vídeo acima até pensamos em sentir dó destes trabalhadores que suam a camisa e ainda recebem tão pouco em troca, mas se formos parar para pensar são os artistas que eventualmente poderiam sentir dó de nós, pois são eles que têm talento e comparados a eles somos apenas uma simples platéia.
  
"Alguns são grafiteiros outros ficam parados durante horas até ouvirem o som de uma moeda caindo na caixinha para reproduzirem e apresentarem seu talento. Sendo assim, aprendamos a apreciar, respeitar, aproveitar e principalmente dar o melhor prêmio que um artista pode querer: os aplausos."





   Um site especializado no assunto (para quem tem curiosidade sobre ele) é o: http://artistaderua.com/



2 comentários: